Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

Tartaruga Marinha no Recife de Coral

Tartarugas Marinhas

As tartarugas marinhas são animais solitários e possuem a audição, a visão e o olfacto desenvolvidos, além de uma grande capacidade de orientação. Medem dois metros de comprimento e pesam 600 kg. As tartarugas marinhas podem ser vegetarianas, carnívoras e omnívoras.
Elas alimentam-se de águas-vivas e de sua fauna acompanhante. Infelizmente, muitas vezes elas confundem sacos plásticos ou celofane com águas-vivas e morrem por indigestão.
A sua boca não possui dentes, somente mandíbulas com bordas afiadas. Podem dormir na superfície quando estão em águas profundas ou no fundo do mar, sob rochas, em áreas próximas à costa.

A alimentar o Polvo

O Polvo

O Polvo tem oito braços musculados, cobertos de ventosas pegajosas para capturar as suas presas. Alguns polvos têm veneno na saliva, para as paralisarem. Também possui uma espécie de pico muito forte que rompe as carapaças das conchas mais duras. Para escapar ao perigo, o polvo tem um método fulminante: projecta jorros de água, com violência. O Polvo é um mágico extraordinário: desaparece rapidamente, por trás de uma nuvem de tinta negra que lança na água. De seguida, torna-se invisível, adquirindo a cor do fundo do mar: azul, verde, castanho ou preto. Também pode cobrir o seu corpo com pequenos altos que parecem pedras.

Mantas

Mantas

A manta é uma criatura enorme, que parece um morcego a deslizar pela água, batendo as "asas" e que possui dois grandes "chifres"
As asas são barbatanas peitorais com uma incrível envergadura, enquanto os "chifres" ajudam a raia a alimentar-se. Apesar do seu aspecto ameaçador a manta é inofensiva.

Cavalos Marinhos

Cavalos-marinhos

  O cavalo-marinho é na realidade um peixe e, apesar do seu nome não tem qualquer relação com os cavalos. No entanto, é diferente de qualquer outro peixe. Em vez de escamas, o cavalo-marinho tem uma armadura protectora de placas ósseas e possui uma forte cauda  para  se agarrar ao coral ou a plantas marinhas.  Há cerca de 40 espécies, mas todos partilham o extraordinário ciclo reprodutivo em que macho, e não a fêmea, passa pela gravidez. 
 http://www.youtube.com/watch?v=hLinauVQRb4&feature=related

quarta-feira, 16 de março de 2011

Os Golfinhos



Os golfinhos são mamíferos.

Existem cerca de 37 espécies, em água salgada e água doce.

Atingem uma velocidade até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades.

A sua alimentação consiste em peixes e lulas mas alguns preferem moluscos e camarão. Muitos deles caçam em grupo e procuram os grandes cardumes de peixes.

Podem viver durante 25 a 30 anos.

Dão à luz uma cria de cada vez o seu período de gestação é 10 meses.

Os predadores dos golfinhos são os tubarões e o ser humano. Os pescadores de atuns, costumam procurar por golfinhos, que também os caçam, ocasião em que ocorre um mutualismo. O golfinho encontra o cardume e os pescadores jogam as redes aprisionando os peixes e deixam os golfinhos se alimentarem para depois puxarem as redes. Desse modo, ambas as espécies se beneficiam do alimento. Porém muitas vezes os golfinhos acabam se enroscando nas redes, podendo morrer.

Os Golfinhos comunicam entre si através de sons (em frequências fora do alcance do ouvido humano) e escutam o eco resultante reflectido pelos objectos. A localização de um objecto pode ser estabelecida pela diferença de tempo entre o som emitido e o seu retorno
.

terça-feira, 15 de março de 2011

A baleia – azul

A baleia – azul, é o maior animal existente a face da terra. Em média medem entre 23 e 25m, mas podem chegar aos 30m de comprimento, e pesam cerca de 110 toneladas. As fêmeas são maiores que os machos da mesma idade e podem chegar a pesar 130 toneladas. A sua alimentação parece consistir maioritariamente de pequenos camarões, que são consumidos em grande quantidade.
Durante o verão, uma baleia – azul pode consumir num único dia oito toneladas de alimento. Esta espécie é cosmopolita, isto é, pode ser encontrada em todos os oceanos.
A maturidade sexual é atingida por volta dos 10 anos de idade, ou quando os machos tem em media 22m e as fêmeas 24m. A gestação dura aproximadamente 12meses e há um intervalo que pode variar entre os 2 e 3 anos. As crias nascem em média com 7 a 8 de comprimento e com 2.5 toneladas. Os golfinhos são amamentados cerca de 8 meses, consumindo 380 litros de leite por dia, e quando se tornam independentes das suas mães Têm 16m e pesam quase 21 toneladas.  

Myzostomida

      Os myzostomida são seres filtradores, que se alimentam-se de zooplâncton.
Não possuem divisões no seu corpo. Têm o corpo achatado no ventre e na dorsal .
Possuem tentáculos e cirros laterais.
Possuem 2 aberturas: a boca que é ventral.

terça-feira, 1 de março de 2011

Os tubarões

Os Tubarões fazem parte de uma família muito antiga de animais. Os primeiros existiram há cerca de 200 milhões de anos, é sofrendo muitas mudanças ao longo do tempo. Hoje existem aproximadamente 375 espécies de tubarões.
   Os tubarões são peixes valiosos, pois desempenham um papel importante na limpeza dos oceanos, tragando animais mortos e refugos.
Tem uma capacidade incrível de perceber estímulos de todos os tipos, sendo capaz de perceber uma gota de sangue em um milhão e meio de gotas de água a uma distância de 30 metros. Os tubarões são carnívoros tendo em sua dieta composta de peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, raias e outros animais. Habitam as águas costeiras e oceânicas, desde a superfície ao fundo em quase todos os oceanos e mares. Podem viver até 80 anos.
   Em geral preferem nadar em águas mornas o que os faz nadar em direcção ás praias. Ao contrário do que se pensa, os tubarões não gostam de carne humana, mas sim os confundem como suas presas e por isso atacam. Dentro das 375 espécies existentes, cerca de 30 já atacaram os seres humanos, e desses 30 apenas 5 são considerados os mais perigosos.

Os poliquetos


No conjunto, os poliquetos medem 5 a 10 cm de comprimento em média, mas há espécies com apenas 2 milímetros e outras que atingem 3 metros.
Os poliquetos distribuem-se na coluna de água até profundidades de 5.000 metros.
Muitas espécies são coloridas e algumas são mesmo iridescentes. A grande maioria das espécies é típica de ambiente marinho, mas algumas formas ocupam ambientes de água doce ou salobra.